Oral (Tema Livre)
433-1 | Desenhando em sala de aula: como utilizar desenhos nas aulas de Sociologia | Autores: | Marcio Malta1 1 UFF - Universidade Federal Fluminense |
Resumo: Proposta:
A proposta da oficina é incentivar o uso de desenhos em aulas de Sociologia. Serão transmitidas noções básicas de desenho, para que o professor utilize a ferramenta quadro no momento da aula. Assim como passar orientações de como recolher charges já produzidas, seja na internet, livros didáticos e revistas. O objetivo é relacionar as imagens e o conteúdo da disciplina Sociologia por meio dos conceitos da área.
Objetivos:
A oficina tem por objetivo a capacitação dos participantes em utilizar tal método pedagógico e proporcionar os participantes conhecerem outras ferramentas didáticas para além da meramente textual, se valendo do campo das imagens e sua diversidade.
Justificativa:
O proponente da oficina conjuga os ofícios de professor e cartunista, utilizando desenhos em sua prática pedagógica. A oficina pedagógica se inscreve em um esforço de multiplicar a sua experiência, proporcionando a outros educadores também ministrar suas aulas a partir deste conjunto de atividades. O gesto de desenhar em sala de aula surgiu por ocasião do proponente ter lecionado aulas de Sociologia no Ensino Médio e até hoje o utiliza no curso superior de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.
Material a ser utilizado:
Uma resma de papel, um lapis e uma caneta simples por participante, canetas para lousa de diversas cores. Computador e retroprojetor.
Número máximo de participantes: 30
Palavras-chave: Imagens, Conceitos, Desenho |