Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 434-1

Oral (Tema Livre)


434-1

Teoria do romance e o ensino da sociologia: reflexões sobre o uso da literatura em sala de aula a partir de uma estética marxista

Autores:
Sandro Justo1
1 IFRJ - Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro

Resumo:
A presente oficina tem como objetivo principal fomentar reflexões acerca das possibilidades de uso da literatura em sala de aula como material didático ao ensino da sociologia na educação básica. Para atingir tal objetivo, a oficina será dividida em dois momentos de exposição oral dialogada junto aos participantes. São estes: 1) Num primeiro momento, apresentaremos elementos centrais da teoria estética marxista do filósofo húngaro Georg Lukács. Assim, pretendemos esclarecer como que o referido autor concebeu o romance como o gênero literário que melhor expressa as questões angulares da sociedade burguesa e seus problemas no que diz respeito à relação indivíduo/sociedade; 2) Num segundo momento, apresentaremos exemplos de conteúdos da sociologia que podem ser trabalhados em sala a partir de obras como "Ilusões perdidas" (Balzac), "Romeu e julieta" (Shakespeare), "Fausto" (Goethe) dentre outras. Desta forma, compreendemos que a oficina poderá contribuir para a ampliação do horizonte didático dos participantes tomando a literatura clássica como fonte inesgotável de trabalhos e tornando a sala de aula um espaço mais lúdico.

Palavras-chave:
 Ensino de sociologia, Georg Lukács, Romance, Teoria do realismo