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ENESEB 2017
Resumo: 445-1

Oral (Tema Livre)


445-1

Utilização de técnicas do Teatro do Oprimido para a prática pedagógica em Ciências Sociais: uma experiência do PIBID FURB

Autores:
Franciele Otto Duque1, Luciana Butzke1, Josué de Souza1, Isaías Kniss Sczuk1
1 FURB - Universidade Regional de Blumenau

Resumo:
Buscando desenvolver métodos de ensino diferenciados e inovadores no espaço de atuação do PIBID, o grupo participante do Subprojeto de Ciências Sociais da Universidade Regional de Blumenau – FURB inspirou-se em jogos teatrais para a abordagem de temas inerentes a esta área de formação, especialmente nas obras de Augusto Boal e sua proposta do Teatro do Oprimido. Por meio destas técnicas o sujeito representa papeis nas relações de opressão e desenvolve uma análise de si a partir da posição social que ocupa. Neste sentido, dois jogos teatrais propostos por Boal foram trazidos para as práticas do PIBID: o Jogo dos Animais e a Técnica das Imagens. A primeira foi adaptada para o tema das profissões, permitindo a discussão acerca do papel da formação universitária nas escolhas profissionais, sob o título “Estudar pra quê?”. A segunda permitiu a abordagem acerca do condicionamento das estruturas sociais sobre os comportamentos individuais, sob o título “Desnaturalizando o social”. A partir desta vivência este trabalho objetiva refletir acerca dos resultados da utilização de técnicas do Teatro do Oprimido profícuas para as discussões e análises de temáticas da área de Ciências Sociais. Justifica-se o tema na medida em que o uso de jogos teatrais se mostrou especialmente eficaz no estímulo à participação de discussões em grupo, bem como na elaboração de sínteses coletivas desenvolvidas a partir de grupos. Esta oficina poderá receber quarenta participantes.

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências Sociais, Teatro do Oprimido, Augusto Boal