Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 447-1

Oral (Tema Livre)


447-1

Construção de significados e contextos através da literatura nas aulas de Sociologia

Autores:
Sabrina Cesar Freitas1, Virgínia Lourençon da Silva1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

Resumo:
Esta oficina tem como objetivo a apresentação de uma possibilidade didático-metodológica de ensino em Sociologia/Ciências Sociais na Educação Básica, direcionada a professoras e professores em formação. A oficina proposta tem como pressuposto central a ideia de que a leitura coletiva, em sala de aula, conduz os alunos a ultrapassarem o ponto de vista individual e a discutirem conteúdos curriculares da disciplina. Assim, a literatura é tida aqui como mecanismo que permite não somente a ilustração de um conceito sociológico, mas possibilita a construção de um contexto de interação comum com as alunas e alunos. A noção de evento de Michel de Certeau embasa esta afirmativa, ao tomar o produto artístico, como a fotografia e a literatura, como um acontecimento que constrói uma história dentro da imagem. Essas ideias foram discutidas inicialmente em um projeto dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2014. Nessas experiências, o conto serviu como entrada ao tema da aula e produção significados comum aos alunos por meio da história das personagens. Desta forma, propomos a oficina da seguinte forma: 1) discussão dos pressupostos teóricos que as orientaram; 2) apresentação de relatos de experiência e um exemplo prático de uma dessas aplicações; 3) exercício prático em grupos que se valerão de contos pré-selecionados pelas apresentadoras da oficina.

Palavras-chave:
 Sociologia, Ensino Médio, Literatura, Contextos e Significados, Metodologia