Oral (Tema Livre)
447-1 | Construção de significados e contextos através da literatura nas aulas de Sociologia | Autores: | Sabrina Cesar Freitas1, Virgínia Lourençon da Silva1 1 UFPR - Universidade Federal do Paraná |
Resumo: Esta oficina tem como objetivo a apresentação de uma possibilidade didático-metodológica de ensino em Sociologia/Ciências Sociais na Educação Básica, direcionada a professoras e professores em formação. A oficina proposta tem como pressuposto central a ideia de que a leitura coletiva, em sala de aula, conduz os alunos a ultrapassarem o ponto de vista individual e a discutirem conteúdos curriculares da disciplina. Assim, a literatura é tida aqui como mecanismo que permite não somente a ilustração de um conceito sociológico, mas possibilita a construção de um contexto de interação comum com as alunas e alunos. A noção de evento de Michel de Certeau embasa esta afirmativa, ao tomar o produto artístico, como a fotografia e a literatura, como um acontecimento que constrói uma história dentro da imagem. Essas ideias foram discutidas inicialmente em um projeto dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2014. Nessas experiências, o conto serviu como entrada ao tema da aula e produção significados comum aos alunos por meio da história das personagens. Desta forma, propomos a oficina da seguinte forma: 1) discussão dos pressupostos teóricos que as orientaram; 2) apresentação de relatos de experiência e um exemplo prático de uma dessas aplicações; 3) exercício prático em grupos que se valerão de contos pré-selecionados pelas apresentadoras da oficina. Palavras-chave: Sociologia, Ensino Médio, Literatura, Contextos e Significados, Metodologia |