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ENESEB 2017
Resumo: 448-1

Oral (Tema Livre)


448-1

Oficina pedagógica: “Discussão de opressões a partir de atividades cênicas”

Autores:
Gabriel Fernandes1, Isabella Félix1, Alice Crepory1, Elisa Schuster1
1 UNB - Universidade de Brasíla

Resumo:
A sociologia permite o entendimento de que uma sociedade se estabelece a partir de múltiplos marcadores étnicos e culturais, onde o respeito é essencial para a construção de ambientes plurais. O objetivo dessa oficina é discutir as mais variadas desigualdades expressas na vida social brasileira, a partir da utilização de atividades cênicas e elaborar soluções coletivas de enfretamento dessas desigualdades. A atividade dos professores da educação pública é muitas vezes dificultada pelas más condições de trabalho e falta de apoio administrativo, onde aulas que raramente escapam de um modelo expositivo enfadonho com o uso exclusivo do livro didático viram regra. Utilizar práticas cênicas como ferramenta didática surge como uma estratégia de ensino da sociologia que permita a construção conjunta entre professores e alunos de um ambiente educacional estimulante e crítico. Serão aplicados dois exercícios teatrais, um sobre reconhecimento de posições privilegiadas em uma sociedade onde o racismo está presente e outro sobre papéis sociais, respectivamente. Nos dois primeiros momentos acontecerão a explicação dos exercícios e sua execução e no terceiro momento haverá uma roda de conversa sobre como foi a atividade, quais os limites e possibilidades de sua aplicação no contexto escolar e quais conceitos teóricos são mobilizados. Os materiais utilizados são papel, fitas adesivas e canetas. Até 30 pessoas podem participar.

Palavras-chave:
 Oficina de Cênicas, Desigualdades, Racismo, Prática Pedagógica