Oral (Tema Livre)
448-1 | Oficina pedagógica: “Discussão de opressões a partir de atividades cênicas” | Autores: | Gabriel Fernandes1, Isabella Félix1, Alice Crepory1, Elisa Schuster1 1 UNB - Universidade de Brasíla |
Resumo: A sociologia permite o entendimento de que uma sociedade se estabelece a partir de
múltiplos marcadores étnicos e culturais, onde o respeito é essencial para a
construção de ambientes plurais. O objetivo dessa oficina é discutir as mais variadas
desigualdades expressas na vida social brasileira, a partir da utilização de atividades
cênicas e elaborar soluções coletivas de enfretamento dessas desigualdades.
A atividade dos professores da educação pública é muitas vezes dificultada pelas más
condições de trabalho e falta de apoio administrativo, onde aulas que raramente
escapam de um modelo expositivo enfadonho com o uso exclusivo do livro didático
viram regra. Utilizar práticas cênicas como ferramenta didática surge como uma
estratégia de ensino da sociologia que permita a construção conjunta entre
professores e alunos de um ambiente educacional estimulante e crítico.
Serão aplicados dois exercícios teatrais, um sobre reconhecimento de posições
privilegiadas em uma sociedade onde o racismo está presente e outro sobre papéis
sociais, respectivamente. Nos dois primeiros momentos acontecerão a explicação dos
exercícios e sua execução e no terceiro momento haverá uma roda de conversa sobre
como foi a atividade, quais os limites e possibilidades de sua aplicação no contexto
escolar e quais conceitos teóricos são mobilizados. Os materiais utilizados são papel,
fitas adesivas e canetas. Até 30 pessoas podem participar. Palavras-chave: Oficina de Cênicas, Desigualdades, Racismo, Prática Pedagógica |