Poster (Painel)
15-1 | Estruturas das Desigualdades Educacionais em Escolas Publicas | Autores: | DAMASCENO, W. A.1 1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora |
Resumo: A pesquisa é uma análise quantitativa dos desempenhos escolares 5 e 9 séries a partir de microdados de avaliação pública de ensino realizada pelo Sistema Mineiro de Avaliação Educacional ⁄SIMAVE. A pesquisa teve por base todas as escolas públicas do município de Barbacena−MG no período de 2011 a 2014.
O objetivo principal da pesquisa foi o de buscar relações entre padrões estruturais das escolas e o desempenho aferido ao longo dos anos.Padrões que se relacionam a desigualdades dentro das turmas, entre as turmas, arranjos entre as escolas, séries e a rede de ensino −municipal e estadual.
A pesquisa encontrou mudanças de desempenho significativos relacionados alterações de fluxo, quando as redes redividiram o quantitativo das séries ofertadas.
O conceitual teórico que conduz e dá sentido à pesquisa tem como fundamento abordagens como de Bernard Lahire, Stephen Morgan, Bernard Charlot e Michael Young em que o sistema escolar, a forma de organização do ensino, é o foco da compreensão dos resultados educacionais mais do que determinismos das condições sociais sobre o desempenho.
A pesquisa tem como objeto as características estruturais da desigualdade educacional operacionalizadas e medidas através de aspectos quantitativos relacionados a distribuição de resultados educacionais. Tais como curtose, assimetria, além dos arranjos organizacionais escolares.
A pesquisa foi realizada na condição de bolsista da Capes e teve como orientador o professor José Alcides Figueiredo. |