Poster (Painel)
32-1 | A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO NÍVEL MÉDIO NOTURNO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SÃO LUIS - MA | Autores: | MARTINS, D.M.1 1 UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA |
Resumo: Abordagem sobre a formação inicial dos professores que lecionam a disciplina Sociologia no nível Médio Noturno da Rede Estadual de Ensino em São Luís - MA. A pesquisa objetivou destacar a problemática da formação inicial de professores que trabalham com essa área de conhecimento, contextualizando-a na rede estadual de ensino do Maranhão. O estudo foi realizado no turno noturno, em uma escola X em São Luís – MA, durante o primeiro semestre de 2016. A pesquisa partiu de estudo bibliográfico e documental, incluindo os referenciais curriculares de Sociologia em nível nacional e estadual. Em seguida, realizou-se observação da realidade do Ensino Médio noturno de uma escola selecionada por sua amplitude no atendimento discente na rede estadual. Foram aplicados questionários com os docentes acerca de sua formação inicial e experiência no Magistério. A pesquisa demonstrou predominância de professores de Sociologia com formação em Pedagogia. Diante desse quadro, cabe ao sistema de ensino intervir na reestruturação da habilitação desses docentes por meio da oferta de formação complementar, pois, a Sociologia da Educação para a qual tais profissionais são habilitados, não abrange a amplitude do conhecimento em Sociologia. A investigação possibilitou o debate sobre a carência de professores com formação inicial adequada para o ensino de Sociologia e a reflexão sobre a correção dessa distorção, diante da inclusão obrigatória da Sociologia no currículo da Educação Básica brasileira. |