Oral Completa
43-1 | PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE CONSELHEIROS DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA RMBH, CONSIDERANDO O SEU PERFIL SOCIOECONÔMICO E ASSOCIATIVO/PARTICIPATIVO | Autores: | GONTIJO, C. R. B. 1 1 UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS |
Resumo: Este trabalho foi motivado pelo que parte da literatura na area sugere como conflitos e contradições no âmbito dos Conselhos Municipais de Educação (CME) em função, também, dos recursos técnicos e políticos diferenciados dos seus conselheiros, os quais podem exercer maior ou menor influência sobre a dinâmica representação-participação. Nesse bojo, a preocupação com a formação e com o perfil destes conselheiros torna-se premente. Acresce-se que existe a expectativa de que a pluralidade da composição dos CME se traduza, em alguma medida, na diversidade de perspectivas representadas nos debates e nas decisões neles presentes. Nesse sentido, é importante verificar, por um lado, se há e qual é a diversidade de segmentos sociais presentes nestes espaços, e quem são estes conselheiros. Com o objetivo de discutir o exercício da representação de conselheiros em CME da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) considerou-se, dentre outros aspectos, o perfil socioeconômico e associativo/participativo de seus membros. A pesquisa empírica caracterizou-se como um estudo exploratório qualitativo sobre os CME de oito municípios da RMBH (Belo Horizonte, Betim, Caeté, Contagem, Esmeraldas, Juatuba, Ribeirão das Neves e Sabará). Para a realização do estudo de campo, foi desenvolvida uma coleta de dados que envolveu dados primários, oriundos da aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas com conselheiros; e dados secundários, obtidos em documentos destes CME. |