Poster (Painel)
71-1 | A Institucionalização da Questão Ambiental na Escola: um estudo sobre imaginário coletivo e a formação da noção de sustentabilidade no contexto escolar | Autores: | LEEUVEN, Leonardo1 1 UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
Resumo: A noção de sustentabilidade, desde a produção do Relatório de Brundtland,
vem sofrendo as mais diversas apropriações. Algumas instituições, na medida em
que se torna necessária a vinculação de um comprometimento frente às
problemáticas ambientais, acabam institucionalizando algumas formas de agir de
forma sustentável. Essas, ocupam um espaço importante no imaginário coletivo, de
maneira que institucionalizam práticas que irão ocupar um espaço privilegiado
nesse imaginário. Com isso, este trabalho se comprometeu a analisar – através de
um estudo de caso – em como o discurso ambiental, no contexto escolar, vem
sendo representado através de uma perspectiva tecno-material. Para isso, foram
estudadas algumas imagens publicadas por esse contexto, somada à aplicação de
duas entrevistas. Esse cenário foi explorado com as contribuições de Castoriadis e
Maffesoli sobre imaginário coletivo, e também a partir do que Henri Acselrad chama
de matrizes do discurso sustentável urbano. Essa análise nos permitiu perceber que
os discursos aparecem de diferentes formas. Mesmo assim, é notável que uma
delas, em especial, acaba sendo privilegiada no sentido de compor a imagem da
instituição.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Imaginário Coletivo; Discurso Sustentável;
Instituição Escola. |