Oral Completa
76-1 | Cinema e Sociedade: Quem matou Eloá? | Autores: | Paulo Menezes1, Mauro Rovai2, Túlio Rossi3 1 USP - Universidade de São Paulo, 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 3 UFMA - Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: A proposta desta mesa-redonda é discutir as relações entre cinema e produção de conhecimento nas Ciências Sociais, em particular na Sociologia, de modo a destacar os problemas de fundo epistemológicos e os cuidados metodológicos concernentes ao uso do filme como material privilegiado de estudo.
O filme Eloá tematiza e problematiza a cobertura da mídia no famoso caso de sequestro e assassinato de Eloá Pimentel pelo ex-namorado, Lindemberg Alves, no interior de seu apartamento, em Santo André, São Paulo, em 2008, após longo processo de cerco e negociação pela polícia. O filme contrói seu tema por meio da participação da mídia neste episódio, levantando questões sobre a espetacularização da violência, e do lugar e papel a que são relegadas as mulheres neste processo. Busca compreender, a partir deste episódio, as razões que fazem com que o Brasil seja o quinto país do mundo em relação à morte violenta de mulheres.
A preocupação é abordar as articulações ocorridas no filme, isto é, seus aspectos formativos, evidenciando os modos pelos quais se estabelecem as relações entre cinema e sociedade, tendo por estímulo um documentário de um momento trágico da história de pessoas “comuns”. Certamente cada pesquisador, nas ciências sociais, confere ao mundo um sentido a partir dos recortes que dele faz. Entretanto, ao assim proceder, ele deve estar ciente de que não existe, como apontava Weber, algo valioso e digno “em si mesmo” de ser investigado, o sentido próprio ou único das coisas. |