Oral Completa
131-1 | O debate artístico pernambucano nas formulações de Aloísio Magalhães sobre patrimônio | Autores: | Eduardo Dimitrov1 1 UNB - Universidade de Brasília |
Resumo: Aloísio Magalhães foi um dos intelectuais que participou ativamente da vida artística de Pernambuco. Enquanto era estudante da Faculdade de Direito e membro do Diretório Acadêmico, esteve envolvido na organização de importantes exposições de arte, palestras e debates ocorridos na segunda metade dos anos 1940. Entre 1951 e 1952, estudou Museologia em Paris. Entre 1956 e 1959, nos Estados Unidos, aprofundou-se no campo do design gráfico. No Rio de Janeiro, a partir de 1961, manteve um importante escritório de design.
Sua trajetória parece extremamente interessante para se pensar a produção artística em Pernambuco, bem como a circulação de artistas e de ideias entre as diferentes cidades brasileiras, a França e os Estados Unidos, ao longo dos anos 1950 e 1960. Além de haver fortes indícios de que sua experiência pernambucana, até então pouco estudada, teve fortes reverberações na forma como ele concebeu a cultura brasileira e, consequentemente, toda sua política de proteção patrimonial, a partir dos anos 1970, quando assumiu a direção de importantes órgãos nacionais e internacionais de patrimônio.
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