Poster (Painel)
183-2 | A vivência dos jovens com o conteúdo Indústria Cultural, um exercício de Prática Social Inicial. | Autores: | Ávila, J. G. M.1, Ribeiro, C. S.2 1 IFPR - Instituto Federal do Paraná, 2 IFPR - Instituto Federal do Paraná |
Resumo: Na formação de professores é essencial conhecer quem são os jovens que estão na etapa do Ensino Médio, conhecer a realidade social dos estudantes e os seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos nos traz subsídios importantes para o planejamento de aulas. Neste sentido esta pesquisa busca analisar a realidade dos alunos, suas vivências e interpretações acerca da prática social com o conteúdo Indústria Cultural. A compreensão do fenômeno Indústria Cultural, propicia a reflexão e o pensamento crítico, perante os meios de comunicação de massa, aos padrões: de identidade, comportamento e consumo. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso de modo qualitativo, analisando uma pequena amostra de estudantes das três séries do Ensino Médio da escola pública do litoral paranaense. Buscou-se verificar a vivência e o contato dos estudantes com os meios de comunicação e seus produtos culturais. Os estudantes apresentam intenso contato com os produtos da indústria cultural, entretanto possuem forte senso crítico e reflexivo em relação aos meios de comunicação e suas publicidades, notado nas respostas em maior e ou menor profundidade pelos estudantes das três séries do Ensino Médio. Este estudo nos revela que o conteúdo Indústria Cultural está muito próximo da realidade cotidiana dos alunos, e que os mesmos, já se posicionam criticamente e o problematizam. A pesquisa nos serve como corpo de prática social inicial e nos fornece subsídios importantes no processo ensino aprendizagem. |