Poster (Painel)
185-1 | Conformações da autoridade artística de obras de arte reprodutíveis: Convenções em jogo pelo “Piratão” | Autores: | MEDINA, C. D.1, FRYDBERG, M. B.1 1 UFF - Universidade Federal Fluminense |
Resumo: Coletivos artísticos agenciam e sistematizam outros ″modos de fazer″ no campo das artes. Identificados à disputa de discursos simbólicos constituinte da história da autonomia da arte, o recorte de análise é sobre o coletivo artístico carioca Filé de Peixe. É verificado como obras em suporte digital que brincam com apropriação e cópia criativa articulam autoridade artística. Do mesmo modo, como a “recontextualização” de obras de arte negocia outras convenções com as instituições. Através de uma pesquisa qualitativa sobre o projeto Piratão, não apenas analiso se é possível confirmar o esgarçamento de determinadas convenções sobre a produção artística através de seus trabalhos; mas, sobretudo, observo os meios pelos quais concretizam e viabilizam suas propostas dentro do circuito de artes, assim como os valores construídos pelos atores envolvidos no processo.
Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o grupo, se circunscrevendo a entrevistas e a observação participante. Ademais, analisei registros fotográficos e audiovisuais das edições realizadas ao longo dos sete anos do projeto. O recorte considera 1) como era realizada a seleção e compilação de vídeos, assim como a coleção do grupo foi se qualificando; 2) o que visavam investigar com este trabalho, os discursos construídos ao longo dos anos de produção; e 3) como eram viabilizadas as diferentes edições do projeto e as repercussões do trabalho dentro do campo. |