Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 206-1

Oral Completa


206-1

Vídeo e imagens em mídias digitais e redes sociais: desafios analíticos e teórico-metodológicos

Autores:
Túlio Rossi1
1 UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Resumo:
O presente trabalho é resultado de reflexões do autor frente a desafios teórico e metodológicos enfrentados em sua pesquisa sobre imagens de feminilidade difundidas em mídias digitais, especiamente em vídeos publicitários compartilhados e comentados na rede social Facebook. Têm-se destacado no material analisado, relações diferenciadas e recentes (desde o advento da internet 2.0, a partir do ano de 2007 em diante), no que diz respeito tanto à difusão e circulação de vídeos como em constantes ressignificações e recontextualizações desses vídeos pel@s usuári@s. Nesse sentido, percebe-se a constituição de novas relações com imagens nas mídias digitais que superam o aspecto prioritariamente textual da análise de conteúdos circulantes em redes sociais. Cabe ressaltar também que as relações diferenciadas que vem se constituindo com imagens a partir das mídias digitais envolvem um importante aspecto geracional, que interfere na própria maneira como jovens "nativos digitais" (PRENSKY, 2011) percebem imagens oriundas do cinema, da TV ou da própria internet e as (re)utilizam como forma de expressar sentimentos, crenças e posicionamentos políticos. Considerando então tanto a especificidade das imagens publicitárias e cinematográficas quanto da dinâmica recente das mídias digitais, este trabalho problematiza os desafios analíticos específicos para uma sociologia das imagens no contexto das redes sociais contemporâneas.