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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 231-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


231-1

A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NO MARANHÃO: Novos modelos formativos e a situação do mercado de trabalho

Autores:
Carreiro, G. S.1
1 UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Resumo:
Nos últimos dez anos houve uma ampliação de cursos e modelos formativos oferecidos aos interessados na carreira de docente de sociologia no Ensino Médio do Maranhão. Além dos tradicionais cursos de licenciatura em Ciências Sociais (CS), ofertados por UFMA e UEMA, surgiram algumas alternativas desde 2009. A primeira ofertou entre 2009 e 2014, uma segunda licenciatura em CS (UFMA/PARFOR) com duração de dois anos, destinada a professores da rede pública de ensino. A partir de 2010, a UFMA inova, criando cursos de ciências humanas, com habilitação em sociologia disponibilizado em três campi do interior do Estado. Por seu lado, a IES ofertam licenciatura em sociologia, na modalidade a distancia, com numero quase ilimitado de vagas. O presente trabalho visa, por um lado, discutir os novos modelos formativos, problematizar sua estrutura curricular, observando comparativamente, algumas alterações no perfil profissional dos novos docentes. Por outro, destacar que, embora a oferta de vagas na rede publica tenha aumentado em mais de 350% na área, em apenas 6 anos, formam-se poucos profissionais a cada ano, resultado de elevadas taxas tanto de evasão quanto de retenção. Constata-se ainda baixa procura por estes cursos tanto nas IES, quanto nos campi do continente. Por fim, percebe-se uma distribuição desigual dos profissionais pelo Estado: Enquanto na capital o mercado de trabalho encontra-se saturado, dezenas de municípios continuam sem um único profissional habilitado em sociologia.