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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 238-1

Oral Completa


238-1

O Programa Nacional de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense: a revisão teórica/metodológica de uma pesquisa avaliativa em construção

Autores:
CORREA, R.1, RAMOS, M. P.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
O ensino médio de nível técnico, com ênfase nas áreas de ciência e tecnologia, passou por um processo reconfiguracional e expansivo no Brasil a partir de 2008. Tal processo qualificou mão de obra para o mercado de trabalho e elevou a oferta de vagas em cursos superiores de licenciatura e tecnologia. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, que engloba os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram os principais atores desse processo. Esses Institutos operacionalizam desde 2010 o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cujo objetivo é garantir as condições de acesso e permanência aos estudantes em situação de vulnerabilidade social matriculados nessas Instituições. Neste trabalho, que integra a tese do primeiro autor, apresentaremos uma revisão teórica sobre o tema da avaliação de Políticas Públicas no campo acadêmico brasileiro e algumas das estratégias teórico/metodológica empregadas na avaliação do PNAES no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense da cidade de Pelotas. O investimento governamental em políticas públicas focadas no acesso e na permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social é percebido, dentro de suas limitações e contradições, como uma ação importante para o enfrentamento e diminuição das desigualdades sociais que persistem no Brasil e, ao mesmo tempo, ainda carecem de avaliações que possam lhe subsidiar.