Oral Curta (5 mim) - Somente GT
241-1 | Da Violência: o pensamento de Franz Fanon e o cinema social de Glauber Rocha. | Autores: | Humberto Alves Silva Junior3,2 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia , 3 UNIR - Universidade Federal de Rondônia |
Resumo: Parte da proposta cinematográfica e política de Glauber Rocha é fundamentada nas teorias antirracistas e anticolonialista de Frantz Fanon, psiquiatra que pesquisou os efeitos psicológicos da submissão das populações dos países pobres aos governos coloniais. Fanon aborda a questão racial e colonial como problemas interdependentes, esse duplo aspecto é apropriado por Glauber, tanto em sua teoria estética, quanto na realização de seus filmes. Essas duas questões são mediadas por Glauber em seu cinema pela proposta revolucionária de Fanon, que dentre outras estratégias previam a utilização da violência como contraponto a violência da miséria perpetrada pelos governos coloniais e neocoloniais e pela lógica expansionista do capital às populações da América Latina e a África. Pensando na relação entre a miséria e a violência, Glauber elabora um manifesto fundamentado nas ideias de Fanon, a Estética da Fome ou Estética da Violência. A violência vista como último recurso, para combater a violência simbólica e material dos países ricos. Por consequência Glauber considerava que somente pela ação violenta o colonizador iria perceber e entender o colonizado, era portanto, antes de tudo uma reação ao estado famélico do colonizado. O cineasta problematiza a questão da violência, algo doloroso ao extremo, mas que parece imprescindível em sua perspectiva artística-política diante da realidade social dos países da América Latina e da África.
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