Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 252-1

Oral Completa


252-1

DESAFIOS E DILEMAS INTERCULTURAIS EM ESCOLAS FRONTEIRIÇAS: o caso da disciplina Educação Física na fronteira BRASIL-BOLÍVIA.

Autores:
GOLIN, C. H.1,2, ASSUMPÇÃO, L. O. T.2
1 UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL , 2 UCB - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

Resumo:
O presente trabalho foi desenvolvido na cidade de Corumbá - Mato Grosso do Sul (Brasil), um local fronteiriço que faz interação particular com a Bolívia. No contexto estudado existem diferentes etnias que transitam e perpassam aquele local. Nesse território, com diferentes nuances devido a fronteira (Brasil-Bolívia), que a disciplina Educação Física é discutida, conectada com temas como educação, escola, diversidade cultural, interculturalidade, etnocentrismo. Assim, o presente estudo investigou, analisou e buscou compreender o campo da Educação Física em um território fronteiriço que sofre diversas influências do seu próprio contexto, sejam elas decorrentes das leis nacionais e internacionais, dos fatores culturais, políticos/diplomáticos, econômicos, sociais, étnicos. Portanto, seu objetivo geral foi examinar os aspectos étnicos que permeiam as ações pedagógicas da disciplina Educação Física escolar, especialmente observando como descrevem professores e alunos, este último de etnias e identidades distintas (em alguns casos híbridas), sobre as práticas corporais numa escola fronteiriça. Os dados analisados indicam potencialidades da área para colaborar na superação dos possíveis processos discriminatórios entre os alunos, projetando também novas questões-preocupações para colegas da área de Educação Física e aos demais cursos de formação superior em licenciatura, particularmente que pretendem adentrar as questões pertinentes as diferentes nuances do tema fronteira.