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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 263-2

Oral Completa


263-2

Memória e identidade em relatos autobiográficos de ex internos de uma instituição para menores

Autores:
veridiana domingos cordeiro1
1 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
A discussão teórico-metodológica aqui proposta é parte de uma pesquisa de doutorado dedicada a pesquisar dois grupos de ex internos de uma instituição para menores e as maneiras pelas quais ambos constroem memórias e identidades individuais e coletivas. Nesse sentido, nos focaremos em discutir os procedimentos metodológicos da coleta de relatos mnemônicos autobiográficos, bem como a análise dos mesmos a fim de testar uma hipótese posta na literatura teórica ligada ao tema da memória e identidade. A coleta de relatos, concedidos a partir de entrevistas semi padronizadas de cunho testemunhal (Arfuch, 2012), visa captar como os eventos são rememorados, organizados e oralmente expressos, bem como a maneira como o próprio entrevistado se descreve ao longo deles. A liberdade da entrevista busca revelar relatos biográficos que tragam tanto questões subjetivas (como intenções, desejos e percepções), quanto fatores externos, como relações, referências espaciais e temporais, e informações sobre o grupo ao qual pertence o depoente. Os relatos serão analisados à luz da hipótese de que a memória é o substrato para a identidade (Locke, 1694; Candau, 2012) e, portanto, os relatos autobiográficos mnemônicos são ordenados visando (não necessariamente conscientemente) uma construção identitária que só é possível pelo encadeamento e teleologia conferidos aos eventos passados narrados.