Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 265-1

Poster (Painel)


265-1

A influência das aulas de Sociologia enquanto ferramenta de análise e transformação social

Autores:
Duarte, M.G.1
1 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Resumo:
A pesquisa versa sobre como a sociologia pode ser utilizada como ferramenta para o processo de construção do raciocínio sociológico e influencia na transformação social dos indivíduos. Os dados foram obtidos através de observação participante, análise de textos, aulas dinâmicas e aplicação de questionários em duas escolas públicas de Porto Alegre/RS, durante os estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Sociologia. Destaca-se que a partir das aulas dadas a estudantes do Ensino Médio houve um aumento dos questionamentos sobre as "verdades óbvias" tão presentes nas práticas diárias das alunas e alunos, propiciando assim novos olhares sobre questões sociais, políticas, econômicas e culturais do cotidiano, desconstruindo conceitos para que esses jovens compreendam-se como produto e produtor na sociedade, formando uma descolonização do conhecimento. Incentivar o raciocínio crítico é uma ferramenta básica para o desenvolvimento das análises sociais produzidas pelos alunos, sobretudo no que se refere à contextualização de suas vivências nas construções sociais e históricas, portanto, esse é um dos instrumentos que podem auxiliar aos indivíduos para a efetivação do exercício da cidadania, entre tantos outros que permeiam as práticas de nossa sociedade, dentro e fora dos portões das escolas.