Poster (Painel)
265-1 | A influência das aulas de Sociologia enquanto ferramenta de análise e transformação social | Autores: | Duarte, M.G.1 1 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci |
Resumo: A pesquisa versa sobre como a sociologia pode ser utilizada como ferramenta para o processo de construção do raciocínio sociológico e influencia na transformação social dos indivíduos. Os dados foram obtidos através de observação participante, análise de textos, aulas dinâmicas e aplicação de questionários em duas escolas públicas de Porto Alegre/RS, durante os estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Sociologia.
Destaca-se que a partir das aulas dadas a estudantes do Ensino Médio houve um aumento dos questionamentos sobre as "verdades óbvias" tão presentes nas práticas diárias das alunas e alunos, propiciando assim novos olhares sobre questões sociais, políticas, econômicas e culturais do cotidiano, desconstruindo conceitos para que esses jovens compreendam-se como produto e produtor na sociedade, formando uma descolonização do conhecimento.
Incentivar o raciocínio crítico é uma ferramenta básica para o desenvolvimento das análises sociais produzidas pelos alunos, sobretudo no que se refere à contextualização de suas vivências nas construções sociais e históricas, portanto, esse é um dos instrumentos que podem auxiliar aos indivíduos para a efetivação do exercício da cidadania, entre tantos outros que permeiam as práticas de nossa sociedade, dentro e fora dos portões das escolas. |