Poster (Painel)
287-1 | Escola Waldorf em perspectiva sociológica – estudo em Florianópolis | Autores: | Tsamiyah Levi1 1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina |
Resumo: Este trabalho investiga a relação entre família e escola no que toca à opção da escola Waldorf para a educação dos filhos em Florianópolis. A pesquisa lança um olhar sociológico para esta relação, traçando um perfil da população que compõe as escolas Waldorf e suas particularidades, com o objetivo de identificar e analisar os principais elementos mobilizados pelos pais na tomada de decisão da matrícula dos(as) filhos(as). Os métodos envolvem levantamento de dados quantitativos e qualitativos através de um questionário, realização de entrevistas com os(as) responsáveis e professores(as) e observação. O referencial teórico embasa-se na produção bibliográfica produzida a partir das contribuições de Pierre Bourdieu, apropriadas pela Sociologia da Educação, que compreendem a opção pela escola como parte das estratégias de reprodução ou ascensão social por parte das famílias. Os resultados parciais, no entanto, evidenciam que a escolha da escola Waldorf aponta para novos elementos constitutivos dessa adesão. |