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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 297-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


297-1

O TRABALHO DO ARTISTA: Investigação social das relações de trabalho na produção musical contemporânea e do mercado de trabalho do músico em São Luís – MA

Autores:
Paulo Keller1
1 UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Resumo:
Nossa pesquisa parte de uma problematização da condição laboral do artista na sociedade capitalista contemporânea. Delimitamos como nosso objeto de investigação os trabalhadores do campo da música na cidade de São Luís - Maranhão. Consideramos que as expressões artístico-musicais resultam de processos de trabalho e de produção que implicam relações de trabalho e de profissão específicas. Nossas questões centrais de pesquisa indagam sobre: Qual a natureza do trabalho artístico? Quais as especificidades do trabalho artístico musical? Quais as condições de trabalho dos músicos? Como ocorrem as relações de trabalho no interior dos processos de produção de música? De forma os músicos se inserem no mercado de trabalho? Consideramos o campo da música um espaço vasto e heterogêneo que envolve diversas formas de trabalho. Estas diversas formas de trabalho podem ser pensadas interagindo dentro de um arranjo produtivo (criativo) da música. Neste arranjo da música temos interesse de pesquisa nas relações dos trabalhadores do núcleo criativo (compositor; arranjador; intérprete – cantor; e, instrumentista) com empresários, produtores, produtoras e seus fornecedores, com as mídias, com a indústria fonográfica, e com a gestão de direitos. Nosso objetivo é lançar um olhar sociológico sobre as relações de trabalho dos profissionais da música. Iremos focar a dinâmica destas relações inseridas tanto em arranjos socioeconômicos e institucionais quanto em redes de cooperação de trabalho.