Poster (Painel)
304-1 | Tipos de usos culturais e recreativos de psicotrópicos no contexto contemporâneo: estudo com uma amostra de estudantes de graduação da UFPE – Campus Recife | Autores: | Pedro M Falcao2 2 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco |
Resumo: O trabalho foca no contexto recreativo de uso de psicofármacos entre estudantes de graduação da UFPE-campus recife, divididos em 7 cursos representando a área de humanas, saúde e exatas.
Primeiro foi aplicado um questionário quantitativo para 239 alunos. Após essa fase, os dados foram inseridos no SPSS, e se deu início a segunda fase da pesquisa, que foram a realização de 21 entrevistas com estudantes desses cursos.
Meu objetivo foi identificar os tipos, contextos e objetivos que permeiam o uso de psicofármacos entre essa amostra.
Após a análise dos dados coletados, conclui que, o uso de bebida alcoólica vai ser utilizado por 80,3% dos estudantes universitários, tendo a sua distribuição entre as três áreas estudadas muito parecidas. No que tange as drogas ilícitas, seus usos vão estar mais relacionados aos estudantes de humanas, onde 44,9% dos estudantes já utilizaram alguma substancia ilícita, sendo em sua maioria, a maconha.
Após análise das entrevistas, concluímos que dentre esse grupo, essas drogas serão mais utilizadas porque eles entendem que a ilicitude não está relacionada ás questões de saúde, e sim questões culturais, recriando dessa forma, seus valores em relação ao uso dessas substancias.
Outra conclusão é a de que entre os estudantes que utilizam diariamente psicofármacos, alegam que o fazem por viverem em um ambiente considerado competitivo onde apenas sob efeito de tamanhas substancias, conseguem encarar seus desafios, indo além do uso recreativo.
|