Oral Completa
309-1 | O que a criança hiperativa e desatenta pode nos revelar sobre a questão do sujeito nas Ciências Sociais? | Autores: | Tatiana de Andrade Barbarini1 1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo |
Resumo: A criança é representada, científica, social e psicologicamente, como um corpo em desenvolvimento, concepção que situa o sujeito infantil e a experiência de infância em um trajeto que conduz à vida adulta. Esse pressuposto expressa-se no conceito durkheimiano de socialização, que, ainda uma influência para a elaboração de práticas e saberes sobre a criança, permite articular a introjeção de normas sociais à construção de uma preocupação e um saber específicos que, se reconhecem na criança um sujeito, interpretam-no destituído de seu potencial criativo e de contestação. Este trabalho almeja demonstrar que a criança hiperativa e desatenta expressa, por meio de sua condição específica, esse potencial e, assim, manifesta novas possibilidades de políticas da verdade e de constituição sociológica e psíquica do sujeito. Trata-se de uma reflexão nascida de tese de doutorado, fundamentada em pesquisa qualitativa (2013-2015) e orientada por um questionamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e da intervenção psiquiátrica nas formas contemporâneas de inserção e constituição da criança enquanto sujeito e ator social. Entende-se, portanto, que a experiência da criança hiperativa e desatenta, cuja condição vacila entre a esperança de restituição da normalidade por intermédio de uma eficaz intervenção psiquiátrica e a “monstruosidade” do erro, da incapacidade e da perturbação, cria novas possibilidades epistemológicas, empíricas e discursivas relativas ao sujeito. |