Oral Completa
318-1 | As relações da juventude do sul-fluminense do Rio de Janeiro com o Estado brasileiro (ou “Como o Estado vê a juventude fluminense”) | Autores: | LIMA, V. C.1,2 1 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas |
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar as relações da juventude com o Estado brasileiro, tendo como base para pesquisa de campo, a região sul-fluminense do estado do Rio de Janeiro. Num contexto marcado pela distância da Região Metropolitana do Rio de Janeiro − que impacta o acesso a educação, cultura e transporte público e pela carência de oportunidades de trabalho e de formação intelectual, propõe-se a realização de uma pesquisa que valoriza o protagonismo da juventude no desvendamento de possíveis intervenções urbanas que reduzam as desigualdades sociais e a fragmentação territorial que se repetem no cotidiano de municípios da região.
A ideia por detrás da reflexão proposta é compreender subjetividades marcadas nos espaços da cidade e como estas movem os jovens rumo a mudanças em seus municípios de origem - como os jovens marcam, compreendem e realizam seus desejos no espaço urbano. A compreensão das relações sociais no espaço urbano é um tema clássico da sociologia, que, com a existência de leituras muito presas à materialidade produziu análises consideradas problemáticas pela literatura contemporânea. Principalmente no que concerne ao ator/sujeito social, que é visto quase como um produto da reprodução desigual das cidades. Buscamos desta forma, investigar da utilização e usufruto pelos jovens dos equipamentos urbanos, notadamente a escola, para enxergar no percurso de pesquisa a relação destes com o Estado brasileiro.
|