Oral Curta (5 mim) - Somente GT
324-1 | #ocupaparaná - a primavera paranaense | Autores: | Dombrowski, O.1, Minucelli, C. P.1, Santos, J. A. A.1 1 UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Resumo: #ocuparaná: a primavera paranaense
O site ocupaparaná.com.br registrava em 20/10/2016 a ocupação de 836 escolas, 14 universidades e 03 sedes de núcleos regionais da Secretaria de Estado da Educação no estado do Paraná, em protesto contra a MP 746/2016 e a PEC 241. Os números e a abrangência geográfica do movimento denotam uma ação política inusitada e que surpreendeu amplos setores do governo e da sociedade civil. Quem são os jovens protagonistas desse movimento? Quais são suas motivações? Como se organizam? O estudo aqui apresentado é resultado do acompanhamento feito junto a ocupações ocorridas nas cidades de Cascavel e Toledo, distantes mais de 500 quilômetros da capital
Curitiba. A pesquisa, em muitos sentidos participante, foi feita durante o desenrolar do processo e lançou mão de recursos distintos como observação, entrevistas, rodas de conversa e bate-papos com os estudantes mobilizados, com a produção de registros escritos e audiovisuais. Em algumas escolas foi acompanhado todo o processo, desde antes da tomada de decisão pela ocupação até a desocupação ao final. Assim, foi possível perceber como o medo ia dando lugar à esperança, nos termos propostos por Castells, enquanto jovens secundaristas avançavam os limites estabelecidos pelo poder institucional, e como os espaços públicos ocupados eram reconfigurados por uma prática baseada em relações horizontais, ao mesmo tempo em que as redes do poder instituído eram mobilizadas em atemorizante ação repressora. |