Poster (Painel)
370-1 | A unificação do dever ser feminino na década de 1950 a partir de um estudo sobre as cantoras do rádio e a Revista da Rádio. | Autores: | Borges, P. G.1 1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas |
Resumo: A presente apresentação tem como objetivo expor a construção das imagens, frente ao público, de quatro cantoras do rádio do Brasil, Emilinha Borba, Dalva de Oliveira, Marlene e Linda Batista, pela Revista do Rádio durante toda a década de 1950. As cantoras em questão estiveram entre as quatro mais populares nesse período no país no que diz respeito a gravação de músicas, venda de discos e aparições em programas de rádio, filmes e periódicos dessa década. A Revista do Rádio, lançada em 1948 pelo jornalista Anselmo Domingos, foi a primeira, e mais lida, publicação nacional dedicada a analisar fatos relacionados diretamente ao meio de comunicação que dominou a atenção do público nacional até a década de 1960. Desta forma, pretende-se expor e analisar como tal revista construiu as imagens dessas cantoras em consonância com valores ditos femininos, mas acima de tudo conservadores, em relação a questões do dever ser da mulher. Tais elementos, que estavam ligados a um projeto de unificação de um povo e de um país e que se desenvolvia desde a década de 1930, são alvos de reflexão nesse momento a partir de discursos, reportagens, entrevistas e propagandas realizadas por essas mulheres, mas também ligadas ao público feminino da revista. |