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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 381-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


381-1

O Processo de competição acadêmica internacional e as transformações recentes do Ensino Superior Francês (2000-2015)

Autores:
Leticia Garcia1
1 UNB - Universidade de Brasília

Resumo:
O ensino superior nas sociedades contemporâneas vem adquirindo cada vez mais uma dimensão relacional, as universidades e seus respectivos países estão constantemente competindo e comparando-se a partir de avaliações realizadas pelos diversos rankings internacionais. A primeira divulgação do ranking de Shangai, em 2003, causou espanto uma vez que as universidades francesas estavam completamente ausentes entre as instituições mais reputadas. A partir de então, iniciativas vêm sendo implementadas para tornar o ensino superior francês competitivo no cenário internacional. Assim, o presente trabalho irá destacar que o caráter dual do ensino superior francês constitui um sério obstáculo para sua plena inserção neste competitivo cenário. A excepcionalidade da estrutura do sistema francês que comporta por um lado, a existência de universidades e das grandes écoles e por outro lado, o fato da produção da pesquisa se realizar nas universidades, mas sobretudo no interior de organismos de pesquisa (CNRS), dificulta a sua comparabilidade com outros sistemas. A seguir, o trabalho enfocará três iniciativas, visando tornar mais competitivo o ensino superior francês; a reforma do LMD, em 2013; a criação dos Poles de Recherche, em 2006; e a criação das COMUNES, comunidades de universidades e estabelecimentos de ensino superior. O texto ressaltará que estas medidas procuraram reestruturar o ensino superior francês tornando mais competitivo e melhor situado nas avaliações internacionais.