Oral Curta (5 mim) - Somente GT
389-1 | DIVERSIDADE E CONVERGÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR:
uma análise dos programas de cooperação internacional Tuning União Europeia e Tuning América Latina | Autores: | Layla Cesar1 1 PPGDSCI/UNB - PPGDSCI / Universidade de Brasília |
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender como a adoção de estruturas comuns para reforma curricular pode afetar os processos de diferenciação da educação superior e de preservação da diversidade cultural. Para tanto, tomou como referência as experiências de implementação dos programas de cooperação internacional Tuning Higher Education Structures in Europe (Tuning UE) e Tuning América Latina (Tuning AL). Os programas foram analisados a partir das perspectivas de seus criadores e diretores.
Os dados primários analisados consistiram de dezoito entrevistas com os criadores e diretores do Tuning UE e do Tuning AL e um especialista externo. Adicionalmente a estas fontes, a pesquisadora observou as atividades do escritório do programa Tuning na União Europeia por dois meses, entre maio e junho de 2014.
Os resultados indicaram que o Tuning ofereceu benefícios para a América Latina quando serviu como ferramenta para promover a comunicação entre países da região. Todavia, os dados indicaram que o efeito geral apresentado pelo Tuning foi negativo, contribuindo para a diminuição da diferenciação institucional. O programa estimularia a convergência institucional nos âmbitos programático e procedimental, o que poderia ameaçar a diversidade cultural.
As conclusões apontam para a necessidade de desenvolver alternativas para o aprimoramento da mobilidade educacional sem que isso contribua à padronização estrutural da educação superior. |