Poster (Painel)
392-1 | Redes da internet como meio educativo sobre gordofobia | Autores: | Natalia F A Rangel1 1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina |
Resumo: O presente trabalho analisa como funcionam são formadas as redes da internet que informam sobre gordofobia, buscando entender seu potencial educacional bem como sua capacidade de gerar ativismo.
Há contextualização dos movimentos que ocorreram no campo da saúde e no campo feminista em que a discussão sobre o corpo da mulher vem sendo aprofundada. Entende-se que o momento atual, que propicia a consolidação da luta contra a gordofobia, pode ser reconhecido como o que Sonia E. Alvarez classificou como o terceiro momento da trajetória feminista latinoamericana, o “sidestreaming”, ampliando o fluxo horizontal de discursos e práticas de feminismos mais diversos e plurais.
Foi realizada a análise de conteúdo de 8 páginas virtuais sendo elas divididas em páginas de rede social (Facebook), grupo de rede social, blog e site. Foram entrevistadas oito mulheres cyberativistas responsáveis por gerar conteúdo para as páginas virtuais.
Ao analisar o conteúdo das páginas virtuais, elas foram divididas em 4 categorias: estética, saúde, acessibilidade e trabalho.
São explorados também os recursos didáticos que a internet proporciona, refletindo sobre as potencialidades e significados dessa educação a partir dos conceitos de rede de Ivan Illich e Manuel Castells.
|