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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 424-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


424-1

Jorge Amado e “escola Nina Rodrigues”: aproximações e distanciamentos

Autores:
CORDEIRO, C. F.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Um dos escritores mais famosos e sucesso vendas no Brasil e no mundo, Jorge Amado (1912- 2001) é normalmente conhecido como divulgador de uma interpretação da formação brasileira, formulada por Gilberto Freyre, cujo conceito central se cristalizou no termo democracia racial, que se resume na ideia que a mistura entre os três povos, o negro, o branco e o índio, gerou uma sociedade igualitária em todos os âmbitos. É pouco divulgado, porém, que o escritor baiano manteve um estreito diálogo com os membros da que se convencionou chamar de “escola Nina Rodrigues” ou “escola baiana” de estudos antropológicos durante os decênios de 1930 e 1940, momento que estudiosos baianos sediados no Rio de Janeiro, capitaneados por Arthur Ramos, foram responsáveis pelo resgate e difusão do trabalho do médico-legista alagoano. Sendo assim, a proposta de trabalho é elucidar, tendo como base cartas trocadas entre esses cientistas e artigos do escritor, aproximações, diálogos e o distanciamento de Amado das formulações desses estudiosos a respeito da questão racial.