Oral Completa
445-1 | A prática da ginástica entre jovens e idosos: corpo, saúde e sociabilidade. | Autores: | Simone Dourado1, Miriã Anacleto1 1 UEM - Universidade Estadual de Maringá |
Resumo: A leitura sociológica mais usual para prática da ginástica indica que os indivíduos que a cultivam o fazem com interesses que vão do ascetismo ao hedonismo. Ela também ficou vinculada a uma prática mais comum entre a classe média e a juventude. No último quarto de século foi possível assistir uma proliferação da prática da ginástica e também das academias de ginástica, o que tornou o esporte mais popularizado. Academias fechadas ou montadas ao ar livre se tornaram espaços comuns em todas as cidades. Essa comunicação investiga as motivações de dois diferentes grupos geracionais, jovens e idosos, para prática da ginástica. Estabelece o diálogo entre duas experiências empíricas: uma realizada com jovens que frequentam academias de ginástica tradicionais e outra com idosos que utilizam equipamentos públicos montados ao ar livre, denominados por academias da terceira idade.
Seguiremos a seguinte ordem expositiva: 1) apresentação dos sentidos da prática da ginástica na modernidade e das justificativas construídas por jovens e idosos que decidem praticá-la e 2) discussão sobre as motivações e os condicionantes da prática da ginástica entre os diferentes grupos geracionais, destacando um elemento que os une: a busca por formas de sociabilidade.
|