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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 449-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


449-1

Dimensão, localização e desempenho das escolas do médio integrado à educação profissional no Brasil: análises a partir dos dados do INEP de 2016

Autores:
ALBUQUERQUE NETO, E. L.1, MARTINS, P. P.2
1 UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, 2 SEE-PB - Secretaria de Educação da Paraíba

Resumo:
Objetiva-se analisar a dimensão e a localização socioespacial das escolas que constituem o ensino médio integrado à educação profissional no Brasil associadas ao desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2015. Níveis socioeconômicos relacionados aos alunos e porte da escola foram alguns dos indicadores utilizados nessa pesquisa, coletados por meio do Censo Escolar da Educação Básica de 2015 e processados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2016. Para o tratamento desses dados secundários, utilizou-se o Statistical Package for Social Scienses (SPSS) que permite a realização de análises estatísticas descritivas e a geração de novas variáveis. A presente pesquisa mostra que essas escolas estão geograficamente distribuídas em todo o território nacional concentrando-se, majoritariamente, nas regiões sudeste (37,5%) e nordeste (31,4%), mais especificamente nos estados de São Paulo e do Ceará. Constata-se que, na região sudeste, a maior parte dessas escolas se destacam pelo nível alto do padrão de vida das famílias dos seus alunos e pelos melhores resultados no ENEM, enquanto que, na região nordeste, a maioria dessas escolas tem um público com nível socioeconômico médio baixo e apresenta resultados não expressivos no desempenho do Exame Nacional. Portanto, sociologicamente, observa-se que os aspectos socioespaciais continuam influenciando nas desigualdades educacionais do ensino médio integrado e profissional no Brasil.