Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 456-1

Poster (Painel)


456-1

ACESSO AO SABER ESCOLAR E (RE)CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE: TRAJETÓRIAS DE UNIVERSITÁRIOS NEGROS

Autores:
Luana Trindade1
1 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo:
A pesquisa tem com objetivo analisar o processo de (re)constituição da identidade de estudantes universitários que se autoidentificam como negros. Especificamente, busca-se mapear quantitativamente a presença de universitários negros na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e analisar a trajetória de vida destes universitários considerando o processo de escolarização. O estudo foi conduzido com estudantes da UFES, no campus de Goiabeiras - Vitória/ES. Do ponto de vista metodológico foi feita a opção pela história de vida por apresentar-se como caminho mais apropriado para o estudo, a partir do qual tomamos como unidade de análise as trajetórias sociais de cinco estudantes universitários autoidentificados como negros. Os resultados provenientes destas entrevistas e as observações realizadas em campo mostram que os desafios para a permanência na UFES vão além da questão material, evidenciando aspectos também de ordem simbólica. O processo (re)constituição da identidade destes alunos se deu a partir do momento que passaram a debater, principalmente na UFES, sua própria identidade, tendo em vista as novas relações sociais e as novas experiências adquiridas nesse espaço.