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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 470-1

Oral Completa


470-1

Oportunidades escolares e pobreza: a infraestrutura nas escolas dos beneficiários do Programa Bolsa Família

Autores:
GOMES, CAT1
1 FAE/UFMG - Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
A recente universalização do acesso ao ensino fundamental e os baixos resultados dos estudantes brasileiros em testes padronizados contribuíram para que discussões sobre qualidade e equidade ocupassem a agenda de pesquisas em educação no Brasil. Alguns estudos têm chamado atenção para a desigualdade de infraestrutura entre escolas no país e que uma parte delas funciona de forma bastante precária. Este trabalho investiga a hipótese de que o tipo de infraestrutura escolar ao qual o estudante tem acesso está relacionado seu nível de renda. Utilizando dados do Censo Escolar 2013, este estudo categoriza a infraestrutura das escolas públicas de ensino fundamental através das características latentes de seus equipamentos, instalações e serviços básicos. Para hierarquização socioeconômica das escolas, o trabalho desenvolve uma escala baseada na proporção de alunos pobres por instituição de ensino. Essa classificação socioeconômica das escolas brasileiras utiliza dados do acompanhamento de frequência escolar do Programa Bolsa Família. A utilização dessa metodologia mostra correlação com um indicador já consolidado na literatura, além de permitir analisar também as instituições de pequeno porte. A hipótese levantada no trabalho se mostrou verdadeira na medida em que foi encontrada associação entre os grupamentos de infraestrutura escolar e o nível socioeconômico dos alunos. No Brasil, escolas com pior infraestrutura possuem maior proporção de estudantes pobres.