Poster (Painel)
480-1 | Gênero Raça e ensino superior; o que está sendo dito? Uma análise a respeito da produção intelectual sobre a interseção ensino superior, raça e gênero. | Autores: | MOREIRA, K.M.1, GOMES, F.S.1, SILVA, N.S.1 1 UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: Este trabalho, produzido no contexto de pesquisa, financiada pelo MEC, "Diagnósticos e análise de políticas orientadas para a inclusão no Ensino Superior: rompendo barreiras ou reproduzindo desigualdades sociais?", tem por principal objetivo o campo de estudos e de produção sobre gênero, raça e ensino superior. O significado e os impactos das ações afirmativas com recorte étnico-racial e social estão sendo discutidos e compreendidos, em várias pesquisas nas Ciências Sociais. Porém, um olhar mais cuidadoso às relações de inclusão/exclusão no ensino superior, percebe outro fator fundamental à discussão: gênero. Assim, neste trabalho, analisaremos como os temas ensino superior, gênero e raça são apresentados, conceituados, analisados e relacionados em produções realizadas em pesquisas nacionais. Para tanto, analisam-se dissertações de mestrado e teses de doutorado no campo das ciências humanas, (produzidos a partir de 2002) cujo tema verse sobre raça, gênero, inclusão/exclusão no ensino superior brasileira. Com base nessa análise, podemos observar questões relevantes em relação às categorias utilizadas nas teses e suas aplicações, metodologia e suportes intelectuais utilizados. A análise permite observar a incidência de análises sobre a relação gênero x raça x ensino superior, considerando: campo de produção intelectual, referências utilizadas, metodologias adotadas e análises produzidas. |