Poster (Painel)
482-1 | Subversão em cena: a performance de gênero de Ney Matogrosso. | Autores: | GODOI, R.1 1 UNB - Universidade de Brasília |
Resumo: A pesquisa parte de uma perspetiva de retomada da história e da memória da produção artística da comunidade LGBT brasileira, evidenciando as ações e reações desse grupo social frente às estruturas de opressão.
O cantor Ney Matogrosso foi e é um artista de sucesso nacional, reconhecido e aclamado por uma heterogeneidade de grupos, classes e gerações - ainda que sua performance cênica constranja as normas de gênero e morais da sociedade brasileira de forma ampla.
É justamente essa suposta incongruência que o torna um objeto de estudo no mínimo curioso, sociologicamente.
Buscou esmiuçar na pesquisa quais elementos corporais, gestuais e cênicos podem ser elencados que dialoguem com uma sociologia da arte e das relações de gênero. Para isso, dialoga-se também com os Estudos da Performance, através de Victor Turner e Richard Scherchner que nos ajudam na compreensão das performances artísticas como instancias anti-estruturais momentâneas que podem desestabilizar lógicas de poderes estabelecidos e compulsórios. |