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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 494-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


494-1

O Pronatec no “Sistema S”: relações entre público e privado na qualificação profissional

Autores:
BORDIGNON, Liliane.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
O trabalho apresenta uma análise sobre a organização e o desenvolvimento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no SENAI e SENAC, tendo como recorte temporal o período 2011-2015. A partir da análise dos relatórios anuais e documentos oficiais de ambas instituições vinculadas ao “Sistema S”, procura-se evidenciar como elas compreendem e organizam a qualificação profissional de trabalhadores por meio desse programa. Nesse sentido, são apresentados argumentos que fundamentam a adesão ao programa pelo setor privado; como organizam o oferecimento da qualificação profissional; e as ocupações privilegiadas na oferta de cursos. A análise documental demonstra que as instituições, tradicionais ofertantes de cursos de formação profissional inicial e continuada, são apoiadoras do programa e principais responsáveis pela sua execução. Utilizam-se do Pronatec como forma de ampliar uma oferta de qualificação profissional consonante com seus objetivos sociais e econômicos e suas concepções político-ideológicas. Programas desse tipo concedem às instituições privadas a preponderância na efetivação da formação para o trabalho no país, financiadas pelos recursos públicos. Desse modo, referenda o desenvolvimento de uma formação profissional que busca atender exclusivamente as necessidades do mercado de acréscimo de seus ganhos e não como um direito do trabalhador ao conhecimento técnico acumulado historicamente e a certificação profissional gratuita.