Oral Curta (5 mim) - Somente GT
498-1 | RECONHECIMENTO, CULTURA E
DESIGUALDADE SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ANGOLA
| Autores: | DANIELA LOBO D´AVILA1 1 UNB - Universidade de Brasília |
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre o reconhecimento das pessoas com deficiência a partir das memórias, culturas e pertenças identitárias de famílias angolanas que tem filhos/as com deficiência, com o intuito de desvendar as estratégias de participação dessas famílias na construção de políticas de inclusão social das pessoas com deficiência em Angola. Para tanto, competirá realizar uma análise a partir da teoria crítica dos direitos humanos que orienta percursos emancipatórios à construção de projetos de sociedade que instaurem e recriem espaços através de lutas sociais por dignidade. Essa teoria crítica busca superar a tensão entre o direito universal que ratifica sua validez independente dos contextos, tempos e lugares e o fundacional que concebe uma identidade específica que possui memória, historicidade e raízes, a fim de propor um diálogo como mecanismo de interação entre as diversas culturas. Diálogo esse pautado na teoria do reconhecimento e no respeito à diferença instaurada na racionalidade da resistência dos grupos sociais. A experiência de exclusão social vivida pelas famílias que tem filhos/as com deficiência nas lutas por reconhecimento em Angola as fortalecem como grupo a partir da experiência comum. Contudo, demonstra a lacuna de uma semântica coletiva que permita interpretar as experiências de desapontamento pessoal como as que afeta não somente o eu individual, mas também um conjunto de muitos outros sujeitos. |