Poster (Painel)
541-1 | Institutos Federais: teorias e práticas de formação profissional | Autores: | FERNANDES, R. R.1, SILVA, S. R. da1 1 IFPR - Instituto Federal do Paraná |
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) são instituições de Educação Superior, Básica e Profissional especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino que em suas concepções e diretrizes reafirmam uma formação humana e cidadã como uma exigência para a formação profissional capaz de articular ciência, tecnologia, trabalho e cultura. Mas como, na prática, essas concepções foram sendo incorporadas? Até que ponto a relação entre ciência, tecnologia e sociedade dos IFs criou uma nova cultura escolar, ou seja, definiu novos valores para as práticas acadêmicas? Partindo-se da hipótese de que os IFs constituem uma proposta formativa que tem um potencial de alavancar práticas educacionais calcadas numa relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade consideradas, de certo modo, inovadoras na relação da escola com seu entorno, mostra-se, contudo, que estas instituições ainda não são capazes de superar processos de "exclusão" educacional devido aos impasses formativos ligados à reprodução de práticas acadêmicas não inclusivas predominantes no Brasil. Como diretriz da pesquisa contrapôs-se as tendências e práticas de ensino, pesquisa e extensão com os princípios formativos anunciados nos documentos fundantes dos IFs. A pesquisa baseou-se em estudos das tendências pedagógicas no Brasil, nos documentos de fundação dos IFs e no levantamento de dados sobre ensino, pesquisa e extensão em um campus do IFPR. |