Poster (Painel)
541-3 | INSTITUTOS FEDERAIS E O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO: DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL? | Autores: | FERNANDES, Rodrigo1, SILVA, Sidney Reinaldo da1 1 IFPR - Instituto Federal do Paraná, 2 IFPR - Instituto Federal do Paraná |
Resumo: Os Institutos Federais foram apresentados como instâncias agenciadoras da ciência e da tecnologia, capazes de democratizar o acesso, ao domínio profissional e produtivo de seus resultados e também aos processos de sua construção. A Educação Profissional e Tecnológica assume então um sentido para além da instrumentalização de pessoas para trabalhos determinados, mas como potencializadoras da geração de conhecimentos orientados para alavancar o desenvolvimento com inclusão social e distribuição de renda. Mas quais concepções de CeT têm orientado os trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão? Tem-se por objetivo, a partir da perspectiva da teoria crítica, fazer uma análise geral dos trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão produzidos no IFPR, campus Paranaguá, destacando em que medida o direcinamento destas atividades se alinham com a inclusão dos que foram historiacamente alijados dos benefícios dos avanços da ciência e também de seu controle e aplicação, com a formação de uma cultura de participação democrática que associe o domínio e desenvolvimento técnico com respeito às tradições e costumes das populações, com o enfrentamento dos desafios locais e regionais e com o compromisso com as demandas sociais e culturais. Se observam tendências em disputa, que ora se direcionam por orientações mais democráticas e socialemente direcionadas, ora se orientam para a garantia de uma educação em relação aos padrões acadêmicos dominantes e uma valorização das iniciativas em inovação. |