Poster (Painel)
552-1 | As pesquisas sobre ensino de sociologia na educação básica: escolhas e motivações | Autores: | OLIVEIRA, I.L.C.1 1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Resumo: O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito da pesquisa que vem levantando o estado da arte sobre o ensino de sociologia na educação básica, por meio de dissertações de mestrado e teses de doutorado. O crescimento da produção acadêmica nesta área gerou a necessidade de um mapeamento aprofundado das suas características, bem como do acompanhamento da evolução quantitativa das pesquisas desde os anos 1990 até o momento atual. Resultados parciais têm permitido caracterizar esse campo de pesquisa a partir da identificação dos seus principais atores, temáticas abordadas e metodologias empregadas.
Nesta perspectiva, este estudo passa a ter, então, o objetivo de analisar as trajetórias dos 93 mestres que desenvolveram suas dissertações sobre o ensino de sociologia, ao passo que se percebe a relevância de compreender a origem e a carreira destes pesquisadores para a caracterização deste campo. Para tanto, utiliza-se o aporte metodológico da elaboração e aplicação de questionário, que, com aproximadamente 50 questões, levanta dados sobre o perfil dos entrevistados; suas trajetórias na graduação; as motivações para suas escolhas durante o mestrado; suas perspectivas ao fim desta formação; e suas experiências com o ensino de sociologia na educação básica. Com isto, nos alinhamos ao conceito de trajetória desenvolvido por Bourdieu, que abarca as suas concepções sobre o campo de produção simbólica.
|