Oral Curta (5 mim) - Somente GT
555-1 | Pesquisa Biográfica no Estudo das Migrações: contributos de um projeto colaborativo com imigrantes em Portugal | Autores: | Elsa Lechner1, Elsa Lechner1 1 CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra |
Resumo: Esta comunicação analisa o valor heurístico e peso biopolítico das narrativas dos imigrantes no horizonte da co-construção de conhecimento e participação cívica.
Debruçamo-nos sobre as narrativas biográficas entendidas como suporte analítico e conteúdo substantivo, mas também no dispositivo metodológico das oficinas biográficas nas quais foram produzidas. Identificamos as respetivas dimensões de análise (linguística, mnemónica, performativa, política), refletindo depois no contributo específico que a pesquisa biográfica oferece ao estudo das migrações.
Na senda dos estudos clássicos da pesquisa biográfica com imigrantes, e de trabalhos mais recentes interessados na “análise clínica” das questões sociais, este projeto aprofunda a reflexão sobre o “testemunho” num tempo presente marcado pelo tema das migrações. O contexto global que massifica as mobilidades humanas, e acentua as contradições das democracias, é também o tempo histórico que oferece os meios técnicos mais propícios à publicitação dos relatos privados mesmo de quem vê os seus direitos humanos serem negados ou violados nos seus projetos migratórios.
Enquadrando os “textos” biográficos nos “contextos” gerais e específicos de produção dos relatos de experiencia migratória, pretendemos também analisar a socialização de poder na/através da pesquisa biográfica, e a utopia concreta da coesão social e justiça cognitiva entre imigrantes e autóctones.
|