Oral Curta (5 mim) - Somente GT
556-1 | O “reconhecimento midiático” na relação entre celebridades, fãs e seguidores em redes sociais | Autores: | Bruno Campanella1 1 UFF - Universidade Federal Fluminense |
Resumo: O presente trabalho busca refletir acerca da influência da “mídia” nas interações e relacionamentos estabelecidos entre celebridades e seus seguidores em redes sociais.
A partir da análise de dinâmicas na internet envolvendo celebridades, é possível perceber o surgimento de uma economia de reconhecimento e visibilidade entre celebridade e fã. Nesse processo, a celebridade desenvolve um tipo de intimidade com seus seguidores que os motiva a participar de verdadeiras cruzadas nas mídias sociais que objetivam a produção de maior visibilidade midiática para seu ídolo. Estes, por sua vez, ganham uma espécie de reconhecimento resultante de um acesso privilegiado que estabelecem, mesmo que temporariamente, com a celebridade.
Em última instância, busca-se refletir acerca dos significados deste “reconhecimento midiático” desejado por seguidores e fãs de celebridades. A sociologia do reconhecimento, tal como discutida por Taylor, Honneth e Fraser, costuma ser utilizada em discussões sobre identidade, multiculturalismo e cidadania. Embora trabalhem o conceito de modo distinto, os autores pensam o reconhecimento de duas formas: individual, relacionada por Taylor à questão da autenticidade e ao “self expressivo”; e coletiva, esta conectada ao princípio de dignidade e ao “self pontual”.
Este trabalho busca aprofundar esta discussão, para pensar se é possível utilizar elementos constitutivos do conceito de reconhecimento para entender estas dinâmicas entre fã, mídia e celebridade. |