Poster (Painel)
581-1 | Desafiando estigmas: O novo perfil dos vendedores de comida de rua. | Autores: | Seabra, ALC1 1 UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE |
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso realizado em NatalRN, local de intensa atividade de food trucks, que pretende discutir a respeito de como o significado de uma atividade econômica, especificamente o comércio de alimentos de rua, pode ser manipulado, modificado e vem sendo reinterpretado. A Comida de Rua associada historicamente à dita “baixa cozinha” e ao “gosto popular”, se tornou um fenômeno que para além das ruas das grandes cidades brasileiras, tem ocupado espaço cada vez maior na mídia, no imaginário e no desejo de consumo das pessoas. Por sua vez, do ponto de vista do trabalho, marcadamente compreendida como uma alternativa de ocupação para a sobrevivência de trabalhadores pobres ou desempregados, sobretudo em países latino-americanos, passou a abrigar profissionais de perfis mais diverso, inclusive no que tange a origem social. Também não são homogêneas as motivações que levam as pessoas a ingressarem nesse setor. Não se trata apenas de uma via de sobrevivência, mas também há busca por ascensão social e realização profissional. É nesse contexto de valorização recente da Comida de Rua que essa investigação dá voz aos atores diretamente envolvidos, através de entrevistas semiestruturadas, em particular os que operam os food trucks, em busca de capturar seu perfil, seu discurso, suas motivações e autoimagem, na tentativa de encontrar elementos que expliquem a atração destes para as ruas e se existe de fato uma mudança de percepção acerca dessa ocupação. |