Oral Curta (5 mim) - Somente GT
588-1 | Ver, ler a cidade através do prisma da arte urbana: reflexões sobre algumas dificuldades metodológicas | Autores: | Caterine Reginensi1 1 UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense |
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões e resultados de uma pesquisa visitante (CNPq), intitulada ‘‘A cidade como arena de oportunidades: Etnografia das margens da cidade, estética e partilha política do sensível’’. O projeto foi construído por um conjunto de etapas.
A primeira delas, concluída em 2015, organizou a pesquisa, de abordagem etnográfica, questionando as trajetórias de vida de moradores numa cidade do Norte fluminense, Campos dos Goytacazes. As margens estudadas revelaram práticas plurais da cidade que contam com diversas iniciativas culturais e artísticas.
Na segunda etapa da pesquisa, foi realizada uma etnografia da margens em movimento, observando espaços da cidade, caminhando junto com grafiteiros. E por fim, a oportunidade de observar e analisar o processo de construção de duas praças com artistas e atores do planejamento, da educação, da arquitetura, permitiu uma leitura da cidade a partir de diversas expressões artísticas.
A presente comunicação pretende exemplificar reflexões que apontam algumas dificuldades metodológicas a partir de procedimentos metodológicos clássicos, como as entrevistas, por exemplo, que podem ser inoperantes para tomar conta da parte estética da cidade. Considerando que as manifestações artísticas, que se dão nos espaços públicos, ressignificam os espaços de forma, permanente ou temporária.
|