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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 592-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


592-1

“PIBIDIANOS” X ESTAGIÁRIOS: A ancoragem das diferentes tomadas de posição entre licenciandos em Ciências Sociais de três universidades

Autores:
Santos, MB1
1 UNB - Universidade de Brasília

Resumo:
Objetivos: neste trabalho pretende-se mostrar os resultados de um estudo acerca das representações sociais sobre o papel da Sociologia no Ensino Médio de dois grupos de licenciandos em Ciências Sociais: bolsistas do Pibid e estagiários da Prática de Ensino. Quadro teórico: os dados foram obtidos por meio de grupos focais e analisados com apoio de um programa: IRAMUTEQ. Considerou-se as três hipóteses metodológicas propostas por Willem Doise. A referida proposição busca articular as construções teóricas de Bourdieu e Moscovici numa abordagem societal das representações sociais. O ponto de partida é a hipótese que os atores pertencentes a um dado grupo não obstante suas diferentes inserções sociais compartilhariam de um mapa comum a partir do qual, podem seguir caminhos distintos. É aceitável uma segunda hipótese: a existência de variações entre as posições. Haveria uma terceira hipótese relativa à ancoragem das diferentes tomadas de posição: inserção política, valores, posição de classe e experiências sociais. Discussão: os resultados apontam que bolsistas e estagiários convergem quanto à importância da Sociologia como instrumento de compreensão. Porém, enquanto o primeiro grupo tende a acentuar a compreensão como meio de transformação social, o segundo a enfatiza como meio de transformação pessoal. Essas diferenças talvez estejam ancoradas em experiências pedagógicas que acontecem por vias distintas: o primeiro: via Pibid e segundo somente via Estágio Supervisionado.