Oral Curta (5 mim) - Somente GT
592-1 | “PIBIDIANOS” X ESTAGIÁRIOS:
A ancoragem das diferentes tomadas de posição entre licenciandos em Ciências Sociais de três universidades | Autores: | Santos, MB1 1 UNB - Universidade de Brasília |
Resumo: Objetivos: neste trabalho pretende-se mostrar os resultados de um estudo acerca das representações sociais sobre o papel da Sociologia no Ensino Médio de dois grupos de licenciandos em Ciências Sociais: bolsistas do Pibid e estagiários da Prática de Ensino.
Quadro teórico: os dados foram obtidos por meio de grupos focais e analisados com apoio de um programa: IRAMUTEQ. Considerou-se as três hipóteses metodológicas propostas por Willem Doise. A referida proposição busca articular as construções teóricas de Bourdieu e Moscovici numa abordagem societal das representações sociais. O ponto de partida é a hipótese que os atores pertencentes a um dado grupo não obstante suas diferentes inserções sociais compartilhariam de um mapa comum a partir do qual, podem seguir caminhos distintos. É aceitável uma segunda hipótese: a existência de variações entre as posições. Haveria uma terceira hipótese relativa à ancoragem das diferentes tomadas de posição: inserção política, valores, posição de classe e experiências sociais.
Discussão: os resultados apontam que bolsistas e estagiários convergem quanto à importância da Sociologia como instrumento de compreensão. Porém, enquanto o primeiro grupo tende a acentuar a compreensão como meio de transformação social, o segundo a enfatiza como meio de transformação pessoal. Essas diferenças talvez estejam ancoradas em experiências pedagógicas que acontecem por vias distintas: o primeiro: via Pibid e segundo somente via Estágio Supervisionado.
|