Poster (Painel)
610-1 | Percepção da disciplina de sociologia para alunos do ensino médio onde o PIBID está inserido em Belo Horizonte | Autores: | Charles Luiz da Silva1,1, Elaine Vilela 1,1 1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais |
Resumo: O objetivo desse trabalho é responder às seguintes questões: a)quais fatores podem estar associados, e até mesmo influenciar, a visão e a percepção dos alunos sobre a Sociologia como disciplina do ensino médio?; b) em que direção (positiva ou negativa) os fatores influenciam? Os aspectos que mensuraremos para analisar tais associações são: os motivos que levam os alunos a cursarem o ensino médio; a série que o aluno cursa, dado que no IEMG trabalhamos com turmas dos 3 anos do ensino médio e já no estadual central somente com as turmas do primeiro ano do ensino médio; o sexo e a raça do discente.
Para respondermos tais questões utilizaremos os dados de um questionário aplicado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais em duas escolas da região Centro Sul de Belo Horizonte, são elas: o Instituto Educacional de Minas Gerais (IEMG) e a Escola Estadual Governador Milton Campos (popularmente conhecido como estadual central). O total de questionários é de 670, incluindo alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Dessa forma, tais dados nos permitirão analisar se há ou não associação de tais variáveis (motivos para cursar o Ensino Médio, sexo, raça e série) com a percepção (positiva ou negativa) que o discente tem sobre a Sociologia no Ensino Médio. |