Oral Curta (5 mim) - Somente GT
618-2 | A formação em Ciências Sociais: os dilemas entre “ser” e “estar” cientista social na contemporaneidade
| Autores: | Bitencourt, S.M. 2 2 UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso |
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o tempo de formação utilizado pelos estudantes de Ciências Sociais. Partimos do pressuposto que a utilização do tempo nas sociedades contemporâneas é bastante complexa, produzindo experiências diversas tanto entre docentes orientadores quanto entre os estudantes em trabalho de conclusão de curso. Assim a pesquisa elegeu o trabalho de conclusão de curso como uma etapa importante para a investigação, pois permite analisar os diferentes impactos da dimensão temporal sobre as atividades dos estudantes e também sobre o campo profissional das Ciências Sociais no contexto brasileiro. Para isto, decidiu-se pela metodologia qualitativa por meio do trabalho de campo e 12 entrevistas semiestruturadas feitas em caráter de profundidade com estudantes e cinco professores. Conforme resultados, verificou-se que entre os estudantes que terminavam no prazo todos foram bolsistas e tinham como objetivo o ingresso na pós-graduação, sendo que entre os estudantes que não terminavam no prazo verificamos dificuldades referentes a conciliar trabalho e formação, dificuldades de escrita, relação tensa com os orientadores, problemas de saúde, maternidade e dificuldades de vivenciar vida acadêmica com o movimento estudantil. Nesse sentido, é relevante uma discussão que colabore para refletir as diversas temporalidades que circulam na vida acadêmica a fim de reconhecer as distintas trajetórias que moldam a formação dos cientistas sociais na contemporaneidade. |