Oral Curta (5 mim) - Somente GT
622-1 | Sociologia Figuracional e o Estudante Universitário Imaginado no Projeto Regional em Educação Superior do Mercosul | Autores: | BARLETE, A.R.L.1, Robertson, S.L.1 1 U. CAMBRIDGE - Universidade de Cambridge |
Resumo: Como seria o estudante completamente integrado no espaço regional do Mercosul? Quais características ela ou ele possuiria, que a/o diferenciaria dos demais estudantes (de fora da região)? Quais seriam as suas habilidades e valores? Que tipo de cidadão/ indivíduo/ profissional as políticas de educação superior regionais visam formar? A partir dessas indagações, este trabalho explora como a abordagem da sociologia figuracional pode ser útil no entendimento das políticas de educação superior do Mercosul destinadas a imaginar e a moldar um estudante universitário regional ideal. Em outras palavras, busca-se entender o enquadramento discursivo e a expressão material dessas políticas. A sociologia figuracional surge a partir das proposições teóricas de Norbert Elias, em particular no enfoque que Elias atribuiu à figura do indivíduo na sociedade e na forma que as ideias das gerações anteriores são transferidas para os indivíduos mais jovens. O trabalho também se inspira no estudo da representação da figura estudantil nas universidades dinamarquesas (Nielsen, 2010; 2015). Em termos de metodologia, a pesquisa será realizada através da análise das políticas e programas de educação superior do Mercosul Educativo, em especial aqueles destinados a estudantes de graduação, durante os 25 anos de existência da região (1991-2016). |